Quarta-feira é dia de Volta ao Mundo por aqui, e hoje fazemos uma parada nos Estados Unidos para celebrar o International Zinfandel Day, comemorado anualmente no dia 18 de novembro. Conhecida na Europa como Primitivo, a uva tinta Zinfandel foi trazida para o continente americano por imigrantes italianos, e seu cultivo se tornou muito popular na Califórnia.

De forma geral, os vinhos tintos da Zinfandel apresentam bom aroma frutado, com coloração rubi violácea profunda, bons taninos, acidez equilibrada e teor alcoólico relativamente alto. No paladar, destacam-se as frutas vermelhas como framboesa, amora, cereja e ameixa, além de notas de baunilha, tabaco e especiarias nos mais envelhecidos.

Os vinhos tintos da uva Zinfandel são boas companhias para diferentes carnes vemelhas, e cortes suínos e de aves, preparados das mais diversas formas: grelhadas, cozidas ou assadas. Por ser encorpado e macio, com toque doce e equilíbrio entre acidez e álcool, acompanha bem filé mignon e queijos amarelos.

VOCÊ SABIA?

Os vinhos norte-americanos ganharam a atenção mundial quando um rótulo californiano desbancou grandes clássicos franceses em uma degustação às cegas organizada pelo crítico britânico Steven Spurrier em 1976, em Paris. O episódio ficou marcado na História e foi transformado no filme O Julgamento de Paris, lançado em 2008.

Clique aqui e confira sugestões de rótulos elaborados com Zinfandel que você encontra na Adega Dorna. #zinfandelday #zinfandel #adegadorna #vinhotinto #voltaaomundo #vinhosamericanos #zinfandellovers #serragaucha #estadosunidos