Wanderlust - do alemão ”wandern” (caminhar, vagar) + “lust” (desejo) - é um termo que descreve um forte desejo de viajar, de explorar o mundo, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo. Na Adega Dorna, você pode dar a volta ao mundo sem sair de casa, numa viagem fascinante pelas cores, aromas e sabores dos vinhos e espumantes de nada menos que 22 países.

A partir desta semana, você é nossa(o) convidad(a) a embarcar em um tour pelos cinco continentes com escalas em países tradicionais no universo do vinho, como França, Itália, Espanha e Argentina, e em destinos exóticos, como Síria, Geórgia e Montenegro.

Nossa primeira parada é a Bulgária, cuja tradição vitivinícola data de 6 mil anos. Na década de 1980, o país do leste europeu ocupou o posto de segundo maior produtor mundial de vinhos, atrás apenas da França, graças aos esforços da antiga União Soviética para torná-lo o principal fornecedor de vinhos para o bloco comunista.

Originalmente, os vinhedos da Bulgária abrigavam variedades autóctones, como Gamza, Mavrud e Melnik. Durante o regime, as vinhas nativas foram, em boa parte, substituídas por variedades internacionais mais produtivas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Riesling e Muscat. Localizada na Península Balcânica, tendo o litoral no Mar Negro, a Leste, a Bulgária faz fronteira com a Romênia ao Norte, com a Sérvia e a Macedônia a Oeste e com a Grécia e a Turquia ao Sul. São cinco regiões vinícolas, definidas pelos vales onde estão localizadas (Planícies do Danúbio, Vale da Trácia, Vale do Struma e Vale das Rosas) e pela costa do Mar Negro.

Clique aqui para conferir sugestões especiais de vinhos do país europeu que você encontra na Adeqa Dorna.