La Mancha, terra do personagem de Miguel de Cervantes - Dom Quixote de La Mancha, tem seu nome originário da expressão “Mantxa” que significa "terra seca" em árabe, o que realmente caracteriza a região. Localizada no centro do país, o clima é continental ao extremo, com grandes diferenças de temperaturas entre verão e inverno. Nos dias quentes de verão os termômetros podem alcançar os 45°C, enquanto nas noites rigorosas de frio intenso do inverno, as temperaturas negativas podem chegar a até -15°C. Produzido pela grande Bodegas Verduguez, este varietal 100% Tempranillo foi elaborado a partir de uma seleção especial de uvas de alta qualidade. Mostra jovialidade, frescor, traz no olfato intensas frutas negras frescas e maduras como a cereja, groselha e ameixa, notas de chocolate meio amargo e baunilha e uma leve nuance refrescante de hortelã.
Em boca tem boa estrutura, com taninos aveludados e acidez na medida mostrando sabores de frutas vermelhas e negras maduras como ameixa e cassis, especiarias doces como o alcaçuz e uma leve nota balsâmica. Estagiou durante 4 meses em barricas de carvalho francês.
Harmonização: Pode ser degustado sozinho, mas acompanha muito bem pratos como penne com tomate cereja e mussarela de búfala, risoto de aspargos verdes e pizzas diversas. Esse exemplar está pronto, mas pode ser apreciado, ainda em seu ápice, até fins de 2025.
Descrição
Comentários