Os vinhos podem auxiliar na perda de peso, desde que consumidos com moderação. Aqui te contaremos, como o consumo da bebida pode potencializar a perda de peso ou mesmo manter o peso ideal.
Quando os meses mais quentes do ano se aproximam, a preocupação com a aparência física aumenta, muitas pessoas além das práticas esportivas, aliam dietas a estas práticas deixando alguns prazeres de lado, como a degustação de um bom vinho.
Mas, será mesmo que o vinho atrapalha o processo de emagrecimento? Ou pode auxiliar no processo? Quantas calorias será que o vinho tem?
Beber vinho na dieta: pode ou não pode?
Ouvimos muito falar que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas altera o metabolismo, sendo prejudicial à saúde, por possuírem muitas calorias, além de gerarem acúmulo de gorduras.
Mas o que muitos não sabem é que existem bebidas alcoólicas com baixo teor calórico e muitos apelos funcionais. E no topo desta lista temos os vinhos!
Quando o consumimos de forma moderada, além das propriedades antioxidantes, que evitam o envelhecimento das células, o vinho traz a sensação de relaxamento, facilita o convívio social com descontração, fatores essenciais para novos hábitos de vida.
Os vinhos auxiliam na perda de peso e na redução do colesterol
Os vinhos – em sua maioria os tintos – possuem polifenóis em sua composição. Esta substância auxilia na redução do colesterol, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares, como AVCs e infartos.
Segundo um estudo realizado pela Washigton State University, os polifenóis que encontramos nos vinhos, que encontramos nas cascas das uvas, ajudam na perda de peso.
A explicação para isto, é que o polifenol consegue transformar o excesso de gordura branca, prejudicial para a saúde, em gordura bege, considerada a melhor por ser eliminada facilmente do organismo, prevenindo disfunções metabólicas e obesidade.
Devemos lembrar, que o vinho é uma bebida alcoólica que consumida em excesso causa danos à saúde, sendo ideal o consumo de uma a duas taças de vinho ao dia, mas sempre avaliando o caso de cada um individualmente.
Além da perda de peso, o vinho ainda auxilia no tratamento de outras doenças como o diabetes.
Como calcular as calorias do vinho
As calorias do vinho variam de um para outro. Mesmo assim, é possível apreciar um bom vinho durante o processo de emagrecimento.
Para de calcular as suas calorias é preciso levar em conta o teor alcoólico e o açúcar natural presente na bebida; uma garrafa possui 750 ml – equivale a 4 taças de 187,5 ml.
- VINHO SECO BRANCO DE 9 A 12% DE TEOR ALCOÓLICO
Número de calorias por taça de 138 a 169 kcal.
- VINHO SECO BRANCO DE 12 A 14% DE TEOR ALCOÓLICO
Calorias por taça: 170 a 200 kcal.
- VINHO TINTO DE 11 A 13,5% DE TEOR ALCOÓLICO
Número de calorias: 157 a 187 kcal.
- VINHO TINTO DE 13,5 A 16 % DE TEOR ALCOÓLICO
Número de calorias 187 a 225 kcal.
- ESPUMANTE BRUT
Cerca de 184 kcal por taça.
- VINHOS DE SOBREMESA
Aqui as taças utilizadas possuem 90 ml, possuindo cerca de 203 a 290 kcal.
Todos nós sabemos que o álcool é prejudicial à saúde quando consumido em excesso. No entanto, o consumo moderado de vinhos pode fazer muito bem à saúde, pois além da prevenção e tratamento de diversas doenças, a bebida proporciona momentos de interação social, relaxamento e descontração, necessários para o bem estar da nossa mente.
Por isso consulte um médico para saber as quantidades indicadas para você. E lembre-se sempre, de apreciar cada taça devagar, apreciando toda a experiência do vinho.