Você conhece a uva portuguesa que produz vinhos que lembram os vinhos brancos de Borgonha?

Encruzado: a uva portuguesa que produz vinhos brancos que lembram os Borgonha Variedade típica da região do Dão produz vinhos de alta qualidade, com estrutura e potencial de guarda Por longo tempo, Portugal ficou conhecido pelos tintos e os vinhos do Porto, mas nos últimos 20 anos os brancos ganharam seu lugar ao sol.

Na região do Dão, ao norte do país, a uva Encruzado produz rótulos que lembram os grandes brancos da Borgonha, mas com uma vantagem: o preço é geralmente muito mais acessível.

A impressionante estrutura e a elevada acidez sustentam esses vinhos que se prestam muito bem ao envelhecimento, inclusive por décadas, exatamente como os brancos borgonheses. Quando jovens, são frescos, minerais e marcados por aromas de frutas brancas, como limão, pera e marmelo. Os exemplares envelhecidos em barricas de carvalho ganham redondeza, cremosidade, notas tropicais, herbáceas, de mel, avelã e até resina de pinheiro.

Os grandes brancos do Dão podem evoluir em garrafa por até 30 anos, embora a maioria dos rótulos elaborados hoje em dia sejam pensados para o consumo imediato. A Encruzado é uma variedade autorizada pela Denominação de Origem Controlada do Dão, além de ser usada também em vinhos regionais. Conheça um rótulo DOC dessa região que não pode faltar na sua adega.