Nada mais tradicional nessa época do que brindar com um bom espumante. É nas festas de Natal e Ano-Novo que o líquido com borbulhas ganha status de protagonista. Dias quentes, mesa farta, família, descontração: eis a fórmula perfeita para uma celebração inesquecível.

Nature (sem açúcar residual) e Extra-Brut (pouco açúcar residual)
São ideais para os pratos mais elaborados das festas, pois sua acidez marcante e aromas mais profundos vão conseguir fazer frente a temperos mais potentes, molhos e carnes.

Brut (pouco açúcar residual)
Muito usado como acompanhamento para saladas, grelhados leves e peixes. O tipo rosé é muito versátil e combina com frutos do mar e preparações complexas, como tortas recheadas, saladas com frutas, legumes e verduras.

Demi-Sec (ligeiramente doce)
Funcionam bem com alguns pratos da culinária asiática, mas não com sashimis. São muito eficientes nos aperitivos. Também combinam com cheesecake e com manjar branco.

Moscatel (grande teor de açúcar)
São, por excelência, vinhos para a sobremesa. Harmonizam bem com panetone, porém também vão muito bem com canapés de queijo gorgonzola, com bolinho e bacalhau e folhados agridoces.

Segundo as regras de Champagne tem as seguintes nomenclaturas:

Doux (doce) – mais de 50 gramas de açúcar por litro.
Demi-Sec (meio seco) – 32-50 gramas de açúcar por litro.
Sec (seco) – 17-32 gramas de açúcar por litro.
Extra dry (extra seco) – 12-17 gramas de açúcar por litro.
Brut – menos de 12 gramas de açúcar por litro.
Extra Brut – 0-6 gramas de açúcar por litro.
Brut Nature ou Pas dosé ou Dosage zéro – contêm dosagem zero ou menos de 3 gramas de açúcar por litro.