Como conservar o vinho depois de abrir?
Passou o Dia dos Namorados. Você abriu aquele vinho especial, mas não bebeu todo o líquido com o seu amor. E agora, como conservar depois de abrir? Basta o gesto de abrir uma garrafa de um bom vinho para a nossa vida ser temperada com um pouco de felicidade. Contudo, esse gesto também é a imposição imediata de um prazo para o consumo do vinho, pois ele começa automaticamente um processo de degradação. O local, a posição e a temperatura são elementos que se devem levar em conta na hora de armazenar corretamente as suas garrafas de vinho.
Existem diferentes variáveis que interferem na validade de um vinho, conferindo maior ou menor longevidade a um vinho aberto. Por exemplo, o vinho tinto implica uma validade distinta de um espumante, de um branco ou de um rosé, depois de aberto. O preço do vinho por si só não assegura maior ou menor longevidade.
O vinho tinto é aquele tipo de produto que não pode mesmo ser desperdiçado. Todos os amantes de vinho tinto compreendem a frustração que é abrir uma garrafa e depois, fruto de algumas contingências, ver-se obrigado a colocar vinho no lixo.
O champagne ou os espumantes têm uma validade muito breve (depois de abertos), pois o gás carbônico e os aromas perdem-se rapidamente e fica sem qualidade em poucas horas. Depois de se abrir uma garrafa de vinho rosé, o prazo de validade é pouco ou nada superior, pois só mantém as qualidades no período máximo de um dia. Os vinhos brancos, depois de abertos, já apresentam maior longevidade, pois mantêm uma longevidade de cerca de dois dias (podendo variar de vinho para vinho).
Os vinhos tintos são, na sua generalidade, os vinhos que garantem uma maior longevidade, a qual pode variar entre três a cinco dias, conseguindo o máximo de tempo, cinco dias, quando é um vinho mais intenso, encorpado e alcoólico.
Existem casos especiais como “Bag in box”, um formato distinto que, depois de aberto, garante maior longevidade. Estas caixas são conotadas como vinho barato, mas não deixam de ter grande qualidade. Neste formato, o vinho tem a longevidade de seis semanas depois de aberto.