Intenso e sedutor Ripasso Superiore, elaborado artesanalmente pela secular vinícola Benatti, no Vêneto. Imperdível!
O tradicional processo de vinificação Ripasso consiste em deixar as uvas nas vinhas até o final de outubro ou até novembro. A longa maturação resulta em rendimento baixo e muita concentração de açúcar residual. Após a colheita, os produtores secam as uvas em tapetes de palha em salas controladas por umidade. Após perder parte de seu volume original, essas uvas “passificadas” finalmente são fermentadas com as cascas para extrair cor e taninos.
Durante o inverno, o vinho Valpolicella é passado sobre as cascas das uvas que restaram da produção do Amarone (“Ripasso” significa, de forma literal, “repassar”), o que dá mais corpo e aumenta a intensidade dos seus aromas.
Este incrível exemplar elaborado pela Bennati segue a tradição artesanal, com o processo de amadurecimento do vinho feito em antigos barris de carvalho eslavo, ao longo de 18 meses.
De intensa cor rubi, expressa aromas herbáceos, frutas secas e caramelizadas, alcaçuz, e açúcar demerara, com fundo terroso de presunto curado.
No paladar é marcante e sedutor, um Ripasso Superiore de taninos super finos e uma acidez plena, na medida certa. Uma agradável experiência, com uma longa e deliciosa persistência trazendo notas de cogumelos e embutidos ao final.
Recomenda-se decantar este tinto por 30 a 60 minutos.
Combina muito bem com carnes de caça e a suculência de carnes vermelhas grelhadas. Vai bem ainda com uma costela bovina no bafo ou uma rabada servida com agrião e polenta.
Descrição
Comentários