Um ícone argentino, Las Notas de Jean Claude reflete o trabalho do enólogo Jean Claude Berrouet, enólogo-chefe do mítico Chateau Petrus por 44 anos, junto à Tapiz. O vinho volta ao Brasil, de forma oficial, pela importadora TDP Wines!
Berrouet merece uma introdução à parte. O Francês é mundialmente reconhecido por ter elevado a Petrus à marca de um dos vinhos mais desejados, reverenciados e caros do mundo. Seu trabalho com a casta Merlot é amplamente reconhecido, tendo sido premiado com o troféu Winemakers? Winemaker (o ?Enólogo dos Enólogos) pelo Instituto dos Masters of Wine (IMW) em 2018.
E é justamente de Merlot que Las Notas de Jean Claude é principalmente elaborado. Prestando consultoria à Tapiz desde 2012, Jean Claude, juntamente ao enólogo da casa, Fabian Valenzuela, utilizaram toda a sua experiência neste vinho feito com as uvas do vinhedo San Pablo, a 1350 metros de altitude.
Além da Merlot, o corte é composto por Cabernet Franc (12%) e Petit Verdot (4%), variedades tipicamente bordalesas. O vinho é elaborado de forma bastante tradicional, com leveduras selecionadas mas mínimas intervenções, e passa 11 meses em barricas de carvalho francês novas.
Complexo e elegante, Las Notas tem um nariz bastante sutil, com as tradicionais notas de cassis e ameixa, juntamente a toques de chocolate e cacau. Tem a elegância de um verdadeiro Bordeaux por uma fração do preço de um Petrus.
Recomendamos beber agora ou guardar pelos próximos 10 a 15 anos.
Descrição
Comentários