A Primitivo tem feito maior sucesso no Brasil nos últimos anos, a uva entrega fruta madura e um leve toque de doçura que agrada muito os amantes de Zinfandel e Malbec.
Manduria é o ápice do Primitivo, que é produzido em várias regiões dentro da Puglia. Mas lá passa por um processo mais rígido de envelhecimento em barrica e tende a ser feito com uma qualidade de fruta muito superior à de um Primitivo comum.
Este aqui é um achado e tanto, um tinto da safra 2015 que passou 8 meses em barricas francesas e americanas e está excelente para tomar agora.
As uvas que o elaboram são cultivadas em vinhedos próximos à cidade de Manduria, onde o solo é avermelhado por ser rico em óxido de ferro, e por isso o nome do vinho, que quer dizer “solo vermelho” em português.
No nariz encontramos todos os sinais de um grande Primitivo, começa tímido mas logo vai se abrindo em lindas nuances de compotas de cerejas, amoras e ameixa seca, com um fundinho de caramelo. Em boca é um absurdo de tão delicioso! Macio, opulento, uma verdadeira festa de frutas vermelhas, pretas e azuis, com um fundinho de especiarias, tosta e caramelo, fruto do seu estágio em carvalho.
Como um bom e legítimo Primitivo di Manduria, tem aquele característico toque de dulçor da casta, que vai agradar os amantes dos tradicionais Malbecs mendocinos e da Zinfandel californiana. Sua acidez vivaz equilibra o dulçor, aportando certo frescor.
Mandúria, tão cobiçado, é difícil achar por um valor razoável, principalmente quando estamos falando de um vinho de excelente qualidade. Assim ficamos muito felizes em oferecê-lo por um valor tão acessível. Vale muito a pena provar!
Perfeito para servir com berinjela assada, pad thai, sardella, um risoto de carne ou um hambúrguer de costela bovina.
Descrição
Comentários